Sobre

A preservação do patrimônio audiovisual local é um tema de grande importância social, política, histórica e cultural.

 

Com mobilização de diversos setores da sociedade civil e do poder público, em 2019 foi elaborado um projeto para restauro de parte do acervo do Museu da Imagem e do Som de Campinas.

 

O chamado "Plano de Gestão de Riscos e Restauro do Acervo Campineiro do MIS-Campinas" foi contemplado em Edital do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (ProAC) e abrange em 2020, além do restauro em si, o Seminário História e Preservação de Cinemas Regionais.

O objetivo do Seminário é compartilhar experiências, refletir sobre dificuldades comuns e planejar ações conjuntas e colaborativas no âmbito de iniciativas locais de preservação de acervos audiovisuais regionais.

A iniciativa se relaciona ainda a outros movimentos relevantes da região, como a Mostra de Cinema Amilar Alves e o Encontro de Cinema do Interior Paulista.

Confira a programação completa abaixo. 

E-mail para contato: seminariopreservacaomis@gmail.com

Programação 

12 , 13 e 14 de maio

MIS Campinas

Oficina teórico-prática de revisão de películas cinematográficas: "Metodologias de trabalho de preservação de filmes" 

Ministrada por Rafael de Luna Freire (LUPA - UFF-RJ)

PARTE TEÓRICA (Duração: 9h) - 35 vagas

12  de maio - 10h às 13h  e  14h às 17h

13 de maio - 10h às 13h

O conceito e prática da preservação audiovisual. Introdução à tecnologia do cinema: suporte, formato, cor e som. Identificação de características físicas da película cinematográfica. A deterioração do suporte e emulsão cinematográfica. Revisão e acondicionamento como estratégias de preservação.

PARTE PRÁTICA (Duração: 6h) - 10 vagas

14  de maio - 10h às 13h  e  14h às 17h

Experiência prática de manuseio de películas cinematográficas. Exercícios de revisão de filmes. Preenchimento de ficha de revisão e avaliação de estado de conservação dos materiais. Prática de acondicionamento de película cinematográfica.

15 de maio

Auditório do Instituto de Artes/ UNICAMP

Seminário História e Preservação de Cinemas Regionais

"METODOLOGIAS DE TRABALHO E SUSTENTABILIDADE: PROJETOS DE PESQUISA E AÇÕES DE PRESERVAÇÃO DE ACERVOS AUDIOVISUAIS REGIONAIS" 

09h30 às 10h

Abertura

10h às 11h45

Mesa 1

Com Rafael de Luna Freire (LUPA-UFF - RJ), Alessandra Brum (Projeto Minas é Cinema/ UFJF - MG) e Ramiro Rodrigues (Semana Amilar Alves - Campinas).

Mediação: Alessandra Meleiro (UFSCar/ Forcine)

12h às 13h45

Mesa 2

Com Albertina Otávia Lacerda Malta (Fundação Joaquim Nabuco - PE) e Ramiro Quaresma (MIS-PA).

Mediação: Gilberto Alexandre Sobrinho (Unicamp)

14h30 às 18h30

Apresentações de pesquisas

(Inscrições até 02/04/2020 pelo formulário abaixo. A divulgação dos trabalhos aprovados está prevista para 09/04/2020.)

19h

GT de Preservação Audiovisual do ICine -

2º Encontro do Fórum de Cinema do Interior Paulista

Lançamento do livro "Campinas, um Século de Cinema"

Palestrantes

ALBERTINA OTÁVIA

(Fundação Joaquim Nabuco - PE)

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. É Coordenadora Geral do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira, da Fundação Joaquim Nabuco. A partir de uma abordagem fundamentalmente voltada para a Memória, a Educação e a Cultura e com base na Ciência da Informação, tem desenvolvido projetos na Fundaj e em instituições parceiras, no âmbito da preservação de acervos documentais, em especial de coleções fotográficas, de exposições icono-documentais e publicações.

ALESSANDRA BRUM

(Projeto Minas é Cinema/ UFJF - MG)

Professora do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens do Instituto de Artes e Design e colaboradora no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora. Autora do livro Hiroshima mon amour e a recepção da crítica no Brasil (Annablume, 2014). Coordena a pesquisa Minas é cinema - Parte 2, financiada pela Fapemig, um projeto do grupo de pesquisa CPCine: História, Estética e Narrativas em Cinema e Audiovisual.

[Relatoria]

ALESSANDRA MELEIRO

(UFSCar/ Forcine)

Pós-doutorado junto à University of London (Media and Film Studies), Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Autora do livro “O Novo Cinema Iraniano” e organizadora das coleções “Cinema no mundo: indústria, política e mercado” (África, América Latina, Europa, Ásia e Estados Unidos) e “A Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira” (“Cinema e Políticas de Estado”, “Cinema e Economia Política” e “Cinema e Mercado”, dentre outros). Professora do Bacharelado e Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos.

Organização

Coordenação de Restauro do Acervo MIS-Campinas

Ramiro Rodrigues

Comissão Organizadora

Alessandra Meleiro, Rafael de Luna e Ramiro Rodrigues

Comunicação

Carolina Meira

Apoio Institucional

Departamento de Multimeios – Mídia e Comunicação 

Programa de Pós-graduação em Multimeios

Realização

©2020

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now